quarta-feira, 24 de março de 2010

Tuberculose

24 de março: Dia Mundial de Combate a Tuberculose



A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Em alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (meses).

Na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais frequentemente são:
*tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, em uma tosse com pus ou sangue;

*cansaço excessivo;

*febre baixa, geralmente à tarde;

*sudorese noturna;

*falta de apetite;

*palidez;

*emagrecimento acentuado;

*rouquidão;

*fraqueza;

*e prostração.

*Os casos graves apresentam dificuldade na respiração.

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Somente 5% a 10% dos infectados pelo Bacilo de Koch adquirem a doença. Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica (IRA),desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, viciados em drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.

Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças de até quatro anos, obrigatoriamente as menores de um ano, com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de AIDS não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.

Por isso, fiquem atentos aos sintomas dessa doença e vamos ajudar a eliminar essa doença! A tuberculose tem cura, melhor: tem PREVENÇÃO!

Assistam ao vídeo informativo da doença!

1 contaram o que pensaram:

Juju disse...

Racks tbm eh informação!!!!kkkk....
Gostei....bjos