quarta-feira, 20 de junho de 2012

Claramente DIABETES



Não é todo mundo que consegue compreender o que é DIABETES!!! 
Então, à pedido de amigos médicos, Rubem Alves fez a gentileza de facilitar o conceito dessa doença tão assustadora: 


“Eu sou diabético. Doença danada igual ao cupim. O cupim entra na madeira e vai comendo por dentro, roendo, fazendo túneis, esburacando. Do lado de fora a gente não percebe. Aí chega um dia em que a madeira vira farelo.
Assim, é o danado do diabetes. Os sintomas quase não aparecem, do jeito mesmo que acontece com o cupim. Por não ter sintomas a gente acha que está tudo bem. Mas o cupim, escondido, está roendo.
Diabetes não tem cura. É doença crônica. Doença crônica é uma doença que requer cuidados até a morte. Mas não se apoquente. A vida também é doença crônica que exige cuidados até a nossa morte. Todo dia você tem de comer, beber, respirar…
O diabetes é uma perturbação no sistema de transporte do sangue. O sangue não consegue transportar o açúcar para seu destino, que são as células. O  trenzinho que transporta o açúcar para as células tem o nome de insulina. Açúcar é vida para elas. Como o trenzinho está emperrado, o açúcar fica girando em falso, sem chegar ao seu destino. É por isso que a taxa de glicemia, isso é, da quantidade de açúcar no sangue, sobe.
Se você se cuidar, os cupins não conseguirão fazer o seu trabalho. São três os cuidados básicos:
* Tome os remédios que o médico manda. Não vá acreditar no que dizem os sabichões que palpitam que diabetes se cura com chá de não sei o quê. É mentira. Temos de nos valer dos remédios da farmácia.
* É preciso manter o tráfego do açúcar desimpedido. Muitas das coisas que comemos, mesmo  que não sejam os deliciosos doces e bombons, se transformam em açúcar quando entram na circulação.. Batatas, pastéis, macarrão, mandioca, feijão, pão ( pão com manteiga é tão bom!), cerveja, uísque. Não é para você parar de comer estas delícias. É só comer menos e com cuidado. Se você comer em demasia, o tráfego fica entupido, a glicemia vai para as alturas. Sei que é difícil, mas aprenda a comer menos. Para ganhar força nesta disciplina terrível, lembre-se de Ghandi! Ele jejuava sempre. E teve boa saúde até o fim da vida. Comer pouco faz bem à saúde. Seu estômago, acostumado a comilanças, vai protestar e roncar. Quando isso acontecer, faça um lanchinho: um naco de queijo e uma fruta. Com o tempo você vai se acostumar. Emagreça. Gordura e diabetes andam de mãos dadas. Agora, se você quiser morrer antes da hora, continue a comer como sempre comeu. O diabetes adora os gulosos! Morrer não é nada. O terrível é quando é preciso amputar uma perna ou vem a cegueira.
* Caminhar todo dia, se possível. Pelo menos 45 minutos. As caminhadas ajudam a diminuir o açúcar no sangue, além de dar uma sensação gostosa no corpo.
É uma bela manhã. Medi meu diabetes no aparelhinho. Não gostei do número que apareceu. Já tomei o meu remédio e agora saio para uma caminhada. A vida é boa! Longa vida é o que desejo para você e para mim!”

Rubem Alves

Obrigada, Rubem Alves, agora muitos diabéticos poderão entender o porquê de suas dietas torturantes!!!



2 contaram o que pensaram:

Juju disse...

Nem preciso falar que gostei né...hihihi

Raquel de Carvalho disse...

Não mesmo...vc que me ensinou isso... ehehehe